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Modernismo
MODERNISMO
O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a idéia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo. A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é
ultrapassado. Neste sentido, ela é sinónimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante diversos. No Brasil, os principais artíficios do movimento modernista não se opunham a toda realização artística anterior a deles. A grande batalha se colocava contra ao passadismo, ou seja, tudo aquilo que impedisse a criação livre. Pode-se, assim, dizer que a proposta modernista era de uma ruptura estética quase completa com o engrossamento da arte encontrado nas escolas anteriores e de uma ampliação dos horizontes dessa arte antes delimitada pelos padrões académicos. Em paralelo à ruptura, não se pode negar o desejo dos escritores em conhecer e explorar o passado como fonte de criação, não como norma para se criar. Como manifestações desse desejo por ruptura, que ao mesmo tempo respeitavam obras da tradição literária, temos o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, o livro Macunaíma, o retrato de brasileiros através das influências cubistas de Tarsila do Amaral, o livro Casa Grande & Senzala, dentre inúmeros outros. Revistas da época também se dedicaram ao tema, tais como Estética, Klaxon e Antropofagia, que foram meios de comunicação entre o movimento, os artistas e a sociedade.http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo Os quadros apresentados foram: O realismo de Anita Malfatti. Abaporu de Tarsila do Amaral
Conclusão:
A arte moderna foi o descubrimento de uma nova técnica, que apoiava o não perfeito, pode-se dizer, não foram só os artistas que fizeram esse movimento, havia poetas, escritores, críticos,e muitos outros, todos eles e elas ajudaram no crescimento do modernismo, que de início foi um choque para a população aceitar aquela arte diferente e não específica, ou seja, cada um tinha uma interpretação totalmente desigual inclusive os artitas, ouve os artista que se destacaram nessa técnica da arte, como Tarsila do Amaral com uns de seus principais quadros: Abaporu e Operários. E também como Anita Malfatti com seus quadros: Tropical e O realismo...Ou o poetista literário Oswaldo de Andrade.Opção de vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=pO4t9UmF2us
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